segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conversas de Café

Santuário de Fátima, o Mini-Vaticano.

A interpretação de algo vai de acordo com a "imaginação" de cada pessoa. Cada um tem um pensamento diferente e cada um interpreta à sua maneira. Já alguma vez perguntaram ao Luís de Camões ou ao Fernando Pessoa todos os ínfimos pormenores do que escreveram? Se não, como é que sabem se que o que supostamente nos ensinam nas aulas de português é o que realmente "Eles" queriam dizer?
O que me leva a pensar na Bíblia, mais um livro existente no mundo, mais uma história que influência milhões e milhões de pessoas.
Eu acredito que a Bíblia seja uma história, mas uma história que nos permite tirar lições de vida. É uma maneira de conseguir influenciar o ser Humano a ser melhor, a ter comportamentos correctos e respeitáveis. A ter conhecimento do amor, do respeito, da união, da família, da partilha, do bem estar do próximo, o que leva a felicidade de um individuo.
Ainda agora não percebo os sacrifícios à volta do santuário. Afinal onde está o cabimento de andar de joelhos à volta de um altar com uma criança ao colo, onde sofrem os dois por promessa de um? Onde está o cabimento de um pobre deixar lá o ordenado inteiro que provavelmente fará falta durante o mês?
Se bem me lembro Jesus sacrificou-se por Nós.
Às vezes pergunto-me, mas para que raio é que Fátima precisa de tanto dinheiro? Obras de caridade? Mais Ouro para a Igreja? Pagar a fábrica de reciclagem de velas nos confins no recinto?
Falta sim, ajudar os que necessitam. Mas isso não se vê! Acho que deve ser do clima de austeridade, se calhar o FMI não deixa.
Queria muito perceber o porquê de o Papa se sentar numa poltrona de ouro que provavelmente mataria a fome a mais de metade de África.




Acredito que a Bíblia seja baseada em alguns factos reais, mas como muitas outras histórias tem parte "mítica. mágica".

Sem comentários:

Enviar um comentário